• Ace
    Blog do Empreendedor

Logística é o processo de execução eficiente de transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias - desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.

Muitas empresas se especializam prestando serviços a fabricantes, varejistas e outras indústrias com grande necessidade de transportar mercadorias. Alguns possuem toda a gama de infraestrutura, desde aviões a caminhões, armazéns e softwares, enquanto, por outro lado, outras se especializam em uma ou duas partes.

Como a logística funciona?

Transporte

O gerenciamento de transporte se concentra no planejamento, otimização e execução do uso de veículos para movimentar mercadorias entre armazéns, locais de varejo e clientes. Dessa forma, o transporte é multimodal e pode incluir meio como oceanos, aéreos, ferroviários e rodoviários, por exemplo.

Assim, esse se trata de um processo complexo que envolve planejamento e otimização de rotas e cargas de remessa, gerenciamento de pedidos, auditoria de frete e pagamento. Também pode estender-se ao gerenciamento de pátios, um processo que supervisiona o movimento de veículos através dos pátios externos às fábricas, armazéns e instalações de distribuição de produtos.

Além disso, o gerenciamento de operadoras é um aspecto importante da logística empresarial, uma vez que o preço, a disponibilidade e a capacidade das transportadoras podem variar muito.

As empresas de logística normalmente usam o software do sistema de gerenciamento de transporte (TMS) para ajudar a atender às demandas da logística relacionadas ao transporte. Há também aplicações de nicho, como sistemas de gerenciamento de pátio.

Também a tecnologia de veículos sem condutor e com motor de busca desempenhará um papel importante na forma como a logística operará no futuro. Enquanto isso, alguns provedores já usam a IA para rastrear melhor os pacotes e prever problemas relacionados ao transporte na cadeia de suprimentos.

Assim, veículos autônomos - como empilhadeiras sem motoristas, caminhões de entrega e drones - provavelmente se tornarão mais comuns em depósitos, pátios e rodovias.

Armazenagem

Armazenagem - ou gerenciamento de armazém - inclui funções como gestão de estoque e atendimento de pedidos. Além disso, envolve o gerenciamento de infraestrutura e processos de depósito. A maioria das empresas usa o software WMS (warehouse management system) para gerenciar o fluxo e o armazenamento de mercadorias, além de rastrear estoques. A maioria dos fornecedores de software de ERP oferece módulos TMS e WMS, além de componentes mais especializados para gerenciamento de estoque e outras funções de logística.

Por que a logística é importante?

Embora a entrega pontual de pacotes intactos sempre tenha sido importante em toda a cadeia de suprimentos, ela se tornou ainda mais importante nos últimos anos. Isso porque o comércio omnicanal, com a entrega em domicílio ou no varejo concomitantemente encomendados por smartphones, se torna mais comum.

Assim, fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas tiveram que melhorar seus processos logísticos para atender à demanda por uma entrega mais rápida e conveniente de uma variedade maior de produtos. Eles também tiveram que integrar melhor seus processos e sistemas para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos.

Diferentes tipos de gestão de logística

Suprimentos

O gerenciamento de suprimentos lida, por exemplo, com o planejamento e a coordenação de materiais necessários em um local e horário específicos para fornecer suporte à produção ou atividade. O fornecimento deve contar com o transporte de materiais e armazenamento, juntamente com planos para avaliar o nível de fornecimento durante as diferentes etapas do processo; certificando-se, além disso, de que o fluxo de materiais se alinha com a necessidade.

Distribuição

A logística de distribuição é responsável por gerenciar um material fornecido e armazenado que é enviado para os locais onde é necessário. O processo, portanto, inclui a emissão de movimento de material (carregamento, descarregamento e transporte), rastreamento de estoque e responsabilidade de uso (anotando como o suprimento que é usado e por quem).

Produção

Esse tipo supervisiona as etapas de combinar suprimentos distribuídos em um produto, podendo implicar a coordenação de um processo de fabricação ou montagem. No caso de aplicações como a produção militar, a logística de coordenação de espaço e áreas para a produção. Na construção, a produção incluirá a preparação do material para coordenar com a fase de construção enquanto ela ocorre.

Reversa

Lida, por exemplo, com o recall de materiais e suprimentos de uma produção do processo de montagem, no gerenciamento logístico de um projeto de construção. Por exemplo, os planos de logística reversa para a remoção de material excedente e a reabsorção do material em uma oferta de estoque.


Fonte: www.fm2s.com.br