• Ace
    Blog do Empreendedor

Seja como pessoa física ou jurídica, todo brasileiro tem que pagar tributos para o Governo. Pode ser anualmente, com o Imposto de Renda ou em cada compra feita, com o ICMS. Os tributos podem ser de diferentes tipos: impostos, taxas, contribuições de melhorias, etc. Confira quais são os tipos de cobrança, quando elas aparecem e por que devem ser pagas.

Primeiro entenda o que são tributos

Os tributos surgiram há muito tempo atrás na Grécia Antiga, inicialmente, como um presente dado aos líderes tribais como forma de agradecimento por cuidarem da comunidade. Com o tempo, esse pagamento se tornou obrigatório e era dado aos vencedores de guerras.

E então, com a passagem do tempo, os tributos começaram a ser cobrados por chefes de Estado, o que permanece até hoje.

Portanto, tributos são uma parte da renda do cidadão que deve ser paga ao Estado, para ajudar a custear a manutenção e desenvolvimento da cidade, estado ou país, de acordo com a origem da cobrança.

Atualmente, esses valores são regulamentados por lei e devem ser pagos em dinheiro e não com bens. Existem cinco tipos de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições para fiscais.

Afinal, o que são impostos?

Sendo um dos tipos de tributos, os impostos são obrigatórios e o dinheiro arrecadado com eles é usado como investimento em infraestrutura e outros serviços que beneficiam a população.

É como se o cidadão fosse obrigado a investir no próprio governo. E esse “investimento” retorna em forma de serviços públicos. Os impostos podem ser cobrados através do patrimônio, renda ou consumo.

Quais são os impostos mais comuns no Brasil?

Sem dúvidas, a maior parte destes impostos já são conhecidos. Veja o que cada um significa:

ICMS: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é estadual e é encontrado em diferentes tipos de produtos;
IPVA: o Imposto sobre Propriedade do Veículo também é estadual e é cobrado anualmente de donos de veículos;
IPTU: o Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado de quem possui imóveis em área urbana;
IR: o Imposto de Renda é cobrado pelo Governo Federal e é calculado em cima do quanto o contribuinte ganha;
IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras é de âmbito federal e é cobrado em cima de qualquer transação financeira;
ISS: o Imposto Sobre Serviços é municipal e é cobrado de empresas e profissionais autônomos que prestam serviço.

Confira o que são taxas e quais delas você paga

Outro tipo de tributo são as taxas. Esse pagamento é feito quando o cidadão utiliza determinados serviços públicos ou quando há uso da polícia. 

Exemplos de taxas cobradas no Brasil

Taxa para emissão de documentos: na hora de tirar a carteira de habilitação ou pedir uma segunda via da identidade, é necessário pagar uma taxa para seguir com o processo;
Taxa de registro comercial: o mesmo acontece na regularização do comércio. Para manter uma loja física aberta, por exemplo, é preciso estar em dia com as taxas obrigatórias;
Taxa de licenciamento do veículo: todo ano é necessário pagar a regularização do registro do veículo, o que gera o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).


Fonte: www.blog.pagseguro.uol.com.br